Clique para ampliar |
A função do sistema circulatório é transportar substâncias dentro do corpo. Através do sangue é levado até as células substâncias que elas necessitam e volta com substâncias que elas descartam.
Entre as substâncias transportadas pelo sangue estão os nutrientes e o gás oxigênio necessários para a respiração celular.
Entre as substâncias descartadas pelas células estão o gás carbônico e o excesso de água, ambos resultantes da respiração celular.
2. O sangue e seus componentes
Ao passar por uma centrifuga o sangue é dividido em duas partes; Uma parte é avermelhada, com elementos celulares e outra parte é transparente e amarelado, essa parte é denominada plasma.
No plasma estão alguns componentes como: água, proteínas, nutrientes, gases dissolvidos e excretas. Os excretas são resíduos da atividade do organismo que serão eliminados pela urina.
Os elementos celulares são: Os glóbulos vermelhos ( eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos e as plaquetas.
Os glóbulos vermelhos transportam o gás oxigênio dos pulmões até as células, desempenhado por uma substância chamada de hemoglobina, que se liga ao gás oxigênio e o transporta. Eles também auxiliam no transporte de gás carbônico. A cada 3 ou 4 meses aproximadamente, os glóbulos vermelhos são substituídos por novos.
Os glóbulos brancos, ou leucócitos são envolvidos na defesa do organismo. Eles limpam resíduos de células mortas, liberam anticorpos e ''engolem'' agentes infecciosos. Para cada função citada existe um tipo de glóbulo branco.
As plaquetas são fragmentos de células produzidas pela medula óssea e liberados no sangue. Sua função é coagular o sangue em ferimentos.
3. Vasos sanguíneos
Clique para ampliar |
Os vasos sanguíneos que conduzem o sangue para fora do coração são denominados artérias e os que conduzem o sangue de volta ao coração são denominados veias.
As artérias e veias se ramificam altamente para que o sangue chegue até as células - que são minusculas -, e também para que delas o sangue retorne ao coração.
As artérias se ramificam formando vasos sanguíneos mais finos e difíceis de ver a olho nu, essas ramificações são chamadas de arteríolas.
As arteríolas ramificam-se em vasos sanguíneos ainda mais finos, chamados de capilares. É por meios dos capilares que se provê a troca de substâncias entre as células e o sangue.
Os capilares se unem em vasos sanguíneos mais largos, chamados de vênulas.
As vênulas se unem em vasos sanguíneos ainda mais largos, chamados de veias, que atuam como válvulas fazendo o sangue fluir em apenas uma direção.
O movimento dos músculos esqueléticos ajudam a comprimir as veias, facilitando o retorno do sangue ao coração. Esse movimento é conhecido como bomba músculo esquelético. Você pode fazer esse movimento movimentando seus pés, fazendo uma caminhada ou um exercício físico.
4. Circulação sistêmica
Clique para ampliar |
Sangue rico em gás oxigênio e pobre em gás carbônico é bombeado para fora do coração por uma artéria, denominada de aorta, o sangue percorre os vasos sanguíneos menores - As arteríolas e os capilares -, até chegar as células.
Na células o sangue deixa gás oxigênio e recebe gás carbônico, o sangue volta ao coração unindo-se a vasos sanguíneos maiores - Vênulas e veias -, completando um trajeto denominado de circulação sistêmica.
No trajeto da circulação sistêmica, o sangue que chega ao coração está pobre em gás oxigênio e para conseguir mais o sangue precisa passar por um novo trajeto, denominado de circulação pulmonar.
5. Circulação pulmonar
Clique para ampliar |
O sangue sai do coração pela artéria pulmonar, que se ramifica em duas e divide para que o fluxo de sangue vá para os dois pulmões. Cada artéria se ramifica em vasos sanguíneos mais finos até chegar aos capilares do pulmão, onde o gás carbônico é expirado e inspirado mais gás oxigênio, um processo chamado de hematose.
O sangue novamente rico em gás oxigênio volta ao coração pelas vênulas e veias pulmonares, concluindo esse trajeto denominado de circulação pulmonar.
6. Trajeto completo do sangue
Clique para ampliar |
Após percorrer a circulação pulmonar (4), o sangue esta novamente rico em gás oxigênio, ele chega ao coração pelo átrio esquerdo (5) e é bombeado até o ventrículo esquerdo (6). A alta contração desse ventrículo impulsiona o sangue para a aorta (7), iniciando a circulação sistêmica.
O sangue passa por todo o corpo (8), perdendo o gás oxigênio, quando o sangue retorna ao coração pela veia cava superior e pela veia cava inferior, ele esta pobre em gás oxigênio. Esse processo se repete constantemente.
7. O coração humano
Os músculos do coração são muito fortes, com suas contrações são capazes de bombear o sangue.
O coração é dividido em quatro cavidades, veja o desenho abaixo:
Clique para ampliar |
Ele também tem quatro valvas, nas quais o sangue passa obrigatóriamente por elas e elas mesmas o impedem de voltar ao coração.
Obs: Fique atento nas palavras ''direito'' e ''esquerdo'' deste sistema, pois foram representados como se fosse de uma pessoa de frente para você
Curiosidades
1. O que é frequência cardíaca?
É o número de batimentos do coração por minuto.
2. O que é um eletro cardiograma?
É um registro de papel da atividade elétrica do coração. Feito por uma máquina especial.
3.Qual a especialidade de um cardiologista?
Um médico cardiologista é especializado no sistema cardio-vascular, que inclui a relação do sistema circulatório com o respiratório.
Base: Livro Ciências Naturais, Aprendendo com o Cotidiano 8°Ano - Eduardo Leite do Canto