Pesquise neste Blog

Sistema Digestório



Clique para ampliar
O sistema digestório (também chamado de sistema digestivo) tem função de nutrir o nosso organismo.

Para realizar a nutrição é necessário  quatro etapas que envolvem a absorção de nutrientes pelo nosso organismo: a ingestão, a digestão, a absorção e a eliminação.


A ingestão é o processo pelo qual o alimento é triturado pelos dentes e misturados com saliva ( produzida pelas glândulas salivares) . O alimento triturado e misturado com saliva é engolido e digerido mais facilmente.


E por que a comida que ingerimos não vai para os pulmões?


A resposta deve-se pelo fato da existência da epiglote, uma estrutura de cartilagem coberta de membrana que fica acima da laringe. Quando ingerimos um alimento, a epiglote abaixa e fecha a entrada da laringe (assim a comida não vai para os pulmões e segue seu trajeto normalmente), quando a comida chega ao esôfago, a epiglote levanta, possibilitando a respiração pulmonar. Por isso não podemos comer e respirar ao mesmo tempo.
Clique para ampliar
(representação esquemática, fora de proporção)



A digestão começa na boca e principalmente no estômago e no duodeno ( inicio do intestino). A digestão transforma os nutrientes dos alimentos em substâncias absorvíveis pelo nosso organismo. A digestão consiste na quebra de moléculas ( partículas muito menores) em moléculas menores. Ou seja, é a transformação de nutrientes em substâncias absorvíveis pelo nosso organismo.


Para realizar a digestão dos alimentos que ingerimos, o nosso organismo conta com a atuação de enzimas digestivas ( promovem a digestão dos nutrientes). Um exemplo de enzima é a bromelina que é uma enzima que digere proteínas.


A digestão do amido começa na boca, sob atuação de uma enzima presente na saliva. A digestão de proteínas começa no estômago, sob atuação das enzimas presentes no suco gástrico (líquido produzido pelo estômago).


Para a digestão de lipídios a atuação das enzimas não é suficiente, porque os lipídios não se misturam com a água. A digestão dos lipídios é realizada pela bile, um líquido que fragmenta os lipídios em minúsculas gotas, que emulsificam na água. A bile é produzida pelo fígado e é armazenada na vesícula biliar, no momento do uso ela é lançada no duodeno ( início do intestino delgado).
Clique para ampliar
(representação esquemática, fora de proporção)



O pâncreas e o duodeno liberam enzimas digestivas, que completam a digestão de amido, açúcar, proteínas e lipídios.


A absorção dos nutrientes ocorre principalmente no intestino, os nutrientes passam para o sangue e são distribuídos para várias partes do corpo. Pelo percurso do duodeno e do intestino delgado o organismo absorve minerais, vitaminas e produtos da digestão do amido, açúcar, das proteínas e lipídios.


A parede interna do intestino é repleta de rugas, chamadas vilosidades, formadas por células com superfície com estruturas denominadas microvilosidades. O intestino delgado tem uma grande área, por causa de seu ‘’enrugamento’’. Se fosse possível desenrolar e esticar a superfície do intestino delgado (humano), sua área seria aproximadamente 600 metros quadrados. As paredes do intestino são ricas em vasos sanguíneos, por meio dos quais são absorvidos os nutrientes.


Durante o trajeto do intestino delgado os nutrientes e parte da água que existe nos alimentos são absorvidos. Após o intestino delgado o bolo alimentar entra no intestino grosso, empurrado por movimentos peristálticos.


No intestino grosso, boa parte da água que ainda restou é absorvida pela parede do órgão. Com pouca água, o bolo alimentar transforma-se em bolo fecal (fezes). Nas fezes há ainda um pouco de água e materiais que não foram digeridos ou absorvidos pelo organismo.


No final do intestino grosso, as fezes chegam ao reto (porção final do intestino grosso), onde sairão onde sairão na evacuação. Essa etapa é a eliminação. A eliminação é conhecida popularmente como ‘’cagar’’.


Base: Livro Ciências Naturais, Aprendendo com o Cotidiano 8°Ano - Eduardo Leite do Canto


Teste os seus conhecimentos

1- Qual é a função do sistema digestório? (também chamado de sistema digestivo)

2- Quais são as quatro etapas necessárias para realizar a nutrição?Explique cada uma.

3-Por que a comida que ingerimos não vai para os pulmões?


4- Para realizar a digestão dos alimentos que ingerimos, o nosso organismo conta com a atuação das________________.


5-Para a digestão de lipídios a atuação das enzimas não é suficiente, porque os lipídios não se misturam com a água. A digestão dos lipídios é realizada pela __________________.


6- Que órgão produz a bile? E qual órgão o armazena?


7- Quais órgãos fazem parte do tubo digestório? E quais são anexos a ele?




Postado por: