Pesquise neste Blog

Sistema Esquelético

 O sistema esquelético   


Os principais ossos do sistema esquelético são: crânio, maxilar, mandíbula, clavícula, escápula, costelas, úmero, rádio, ulna, ílio, pûbis, isquio, fêmur, patela,fíbula e tíbia.Os ossos maxilar e mandíbula localizados na cabeça, não aparecem nesta ilustração ao lado. 
Ossos  são estruturas vivas,pois, são os músculos que fazem os ossos se mexerem, pois músculos são feito de tecido, formado por células.Veja na página do sistema muscular!
O esqueleto humano adulto é formado por 206 ossos. Os ossos tem função de proteger alguns órgãos internos como pulmões, coração...
Existem articulações móveis e articulações fixas.
As  articulações móveis são flexiveis como a articulação do joelho. Já as articulações fixas não são flexiveis como as articulações do crânio. As articulações também podem ser chamadas de juntas.




Nas extremidades dos ossos existe um revestimento de cartilagem, que é formado por um tecido conjuntivo. Também existe um liquido em cada cavidade das articulações, chamado de líquido sinovial, que lubrifica as articulações e facilita o movimento dos ossos.
Quando os ossos de uma articulação saem do lugar em um impacto violento dizemos que ocorreu uma luxação. A recuperação leva meses até que os tecidos se regeneram e o ligamento se refaz.

Base: Livro Ciências Naturais, Aprendendo com o Cotidiano 8°Ano - Eduardo Leite do Canto


 Teste seu conhecimento

1-Os ossos são estruturas vivas? E os músculos? Explique.


2- Todas as articulações do corpo são móveis?Explique.

3-Quantos ossos tem um esqueleto adulto?
4-Dê dois exemplos de articulação fixa e móveis.
 


Para responder a questão nº 1 leia um pouco da página "Sistema Muscular"

Postado por:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui!