Clique para ampliar |
2. Trajeto do ar
O ar que inspiramos passa primeiro pela cavidade nasal, onde existem pequenos pelos que filtram o ar. Da cavidade nasal o ar vai para faringe, da faringe o ar vai para a laringe, da laringe o ar vai para a traqueia, que se divide em dois tubos menores, os brônquios, cada um entra em um pulmão, o ar passa por estruturas semelhantes a tubos ainda menores, os bronquíolos, e por fim chega a minusculas estruturas semelhantes a uvas, os alvéolos pulmonares.
3. Trocas gasosas
representação esquemática fora de proporção. Clique para ampliar |
O gás oxigênio será distribuído pelo coração a todas as partes do corpo, até chegar as células, que usarão o gás oxigênio para realizar a respiração celular e deixarão gás carbônico, que será levado até os pulmões e sairá pela expiração.
4. Inspiração e Expiração
Os pulmões são esponjosos e são protegidos pela cavidade torácica, formada pelas costelas. Na inspiração o ar ocupa todo espaço disponível.
Ao inspirarmos a cavidade torácica aumenta e ao expirarmos a cavidade torácica diminui (imagine um balão enchendo e esvaziando).
Existem músculos envolvidos nesse processo de aumentar e diminuir o tamanho da cavidade torácica, são eles o diafragma e os músculos intercostais.
O diafragma é um músculo que separa a cavidade torácica - que protege os pulmões e o coração - do abdome. Ele realiza o movimento dos pulmões
Os músculos intercostais estão localizados entre as costelas. Eles realizam o movimento das costelas.
Na inspiração o diafragma e os músculos intercostais se contraem, o que aumenta a cavidade torácica.
Na expiração o diafragma e os músculos intercostais se relaxam, o que diminui a cavidade torácica.
5. Frequência cardíaca e frequência respiratória
Clique para ampliar |
A frequência cardíaca indica o número de batimentos do coração por minuto. Já a frequência respiratória indica o número de inspirações e expirações por minuto.
Um exercício físico requer maior atividade dos músculos, fazendo as células musculares necessitarem de mais gás oxigênio, fazendo o coração bater mais rápido, o que aumenta a frequência cardíaca, o que aumenta também a frequência respiratória, pois ambas trabalham juntas.
Base: Livro Ciências Naturais, Aprendendo com o Cotidiano 8°Ano - Eduardo Leite do Canto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário aqui!