Pesquise neste Blog

Sistema Endócrino

1. Relação

  O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas, o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos.
  O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação.
  O sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.

2. Visão geral do sistema endócrino
Clique para ampliar

  O sistema endócrino não usa nervos e nem impulsos nervosos para se comunicar, ele utiliza a corrente sanguínea para transportar substâncias especificas, os hormônios. Já o sistema nervoso por sua vez, estabelece comunicação por uma rede de nervos. Quando um impulso nervoso é enviado pelos nervos, chega ao destino em milésimos de segundos.
  As glândulas exócrinas possuem ductos (canais), por meios dos quais descarregam no exterior do corpo ou em cavidades internas a ele, as substâncias que produzem. Já as glândulas endócrinas não possuem ductos e liberam substâncias que produzem - os hormônios - diretamente na corrente sanguínea, que os transportará até os locais em que atuaram.
  Órgãos do sistema endócrino: Hipotálamo, Pâncreas, Ovários e Testículos.


3. Órgãos e hormônios

  O Hipotálamo produz vários hormônios que influenciam a glândula hipófise.
  O Pâncreas libera hormônios que regulam a concentração de glicose no sangue: a Insulina e o Glucagon.
  A Insulina produzida por algumas células do Pâncreas, é liberada quando a concentração de glicose no sangue está muito alta. A insulina estimula a transformação de glicose em glicogênio (armazena glicose).
  O Glucagon produzido por outras células do Pâncreas e liberado quando a concentração de glicose no sangue está muito baixa, estimula a conversão de glicogênio em glicose.
  Quando a concentração de glicose no sangue está muito alta causa Hiperglicemia, que com o tempo pode provocar problemas na visão e nas artérias.
  Quando a concentração de glicose no sangue está muito baixa causa Hipoglicemia, que põe em risco o suprimento de energia para as células, o que afeta os neurônios, porque são dependentes de glicose e também pode provocar tonturas, desmaios, convulsões, coma e morte.
  A falta de Insulina pode causar diabetes, existem dois tipos, a diabete tipo I e a diabete tipo II.
  A diabete tipo I decorre da incapacidade do organismo de produzir Insulina, assim, a glicose não consegue entrar nas células ( A insulina transporta glicose para as células). Os principais sintomas são: sede intensa, produção de muita urina e muita fome, especialmente por coisas doces. Provocam problemas circulatórios, visuais, renais, estado de coma e morte.
  A diabete tipo II ocorre com a redução na capacidade de produzir Insulina ou à perda de sensibilidade das células a esse hormônio. Ela pode ser controlada com uma dieta adequada, pobre em carboidratos e se necessário, com o uso de medicamentos por via oral.
  Os Testículos, no homem, e os Ovários na mulher são chamados de Gônadas. As Gônadas produzem gametas durante a reprodução. Antes da puberdade a atividade das Gônadas é muito baixa. Na fase da puberdade o Hipotálamo estimula a glândula Hipófise, que libera hormônios que desenvolvem e amadurecem as Gônadas.
  As Gônadas produzem outros hormônios, além dos gametas. Um dos principais hormônios produzidos pelos testículos é a Testosterona  e dos ovários é a  Progesterona. Sob atuação desses hormônios sexuais na puberdade, os meninos produzem espermatozóides e as meninas ovulam e menstruam. Tornando-se capazes de gerar filhos.

4. Glândulas exócrinas

  Glândulas sudoríparas: são estimulantes e o material que liberam - sob ação de bactérias - pode produzir odor corporal mais forte.
  Glândulas sebáceas: produzem material oleoso protetor da pele, chamado de sebo, que é feita de gordura (lipídios).
  Glândulas salivares: produzem a saliva, que ajuda na mastigação e na digestão dos alimentos.

Glândulas sudoríparas e sebáceas. Clique para
ampliar
Revendo imagem do sistema digestório, onde
estão localizadas as glândulas salivares. Clique para ampliar




5. Glândulas endócrinas

  Glândula pineal: produz hormônio que afeta o ciclo natural do corpo, de atividade e repouso ( ritmo circadiano).
  Glândula hipófise: é considerada a glândula-mestre, pois seus hormônios influenciam e controlam a atividade de várias outras glândulas. Ela controla o crescimento dos ossos e a produção de proteínas, regulando o tamanho do individuo, assim se essa glândula liberar muitos hormônios, o indivíduo pode ter um crescimento fora do normal ou se liberar poucos hormônios o individuo pode não crescer muito.
  Glândulas adrenais ou supra-renais: produzem hormônios, entre os quais a adrenalina, que é liberada em situações de medo, tensão e estresse. Nessas situações o coração bate mais rápido, o ritmo respiratório aumenta, as contrações dos músculos ficam mais potentes e o corpo fica menos sensível ao cansaço.
  Glândula tireóide: libera hormônios, entre os quais a tiroxina, que controla a velocidade do metabolismo das células, o desenvolvimento e o funcionamento de vários órgãos. Quando a glândula trabalha demais para tentar produzir o iodo, resulta no aumento da tireóide, conhecido como bócio. Veja agora algumas disfunções da glândula tireóide:
 Hipotireoidismo: ocorre quando a tireóide produz pouca tiroxina, como consequência diminui o metabolismo e as células passam a trabalhar em baixa velocidade. Quando falta iodo (nutriente mineral), a glândula passa a trabalhar mais para  produzir mais tiroxina, mas não consegue porque falta esse nutriente mineral. Essa intensa atividade resulta no bócio, que é o aumento exagerado da glândula tireóide. Existe uma lei que obriga as industrias a colocar iodo ao sal, com a finalidade de reduzir o bócio.
 Hipertireoidismo: ocorre quando a tireóide produz muita tiroxina, o metabolismo acelera causando perda de massa corporal, hipertensão, aumento da temperatura corporal e também pode conduzir ao bócio.
 Cuide de sua tireóide! faça consultas médicas regularmente. Veja agora uma outra glândula endócrina:
  Glândulas paratireoides: são quatro, seu hormônio influencia a concentração de cálcio no sangue; o cálcio é essencial, entre outras coisas, para o funcionamento dos músculos, a coagulação sanguínea e a saúde óssea.
Clique para ampliar
Base: Livro Ciências Naturais, Aprendendo com o Cotidiano 8°Ano - Eduardo Leite do Canto

Um comentário:

Faça seu comentário aqui!